Isamu Noguchi

Isamu Noguchi Design

As obras de Isamu Noguchi fizeram história logo quando foram concebidas, e até hoje são admiradas e compradas por muitas pessoas amantes de design inovador. O artista é considerado um dos principais escultores do ramo artístico, transpondo muitas fronteiras em seu trabalho.

Noguchi nasceu em 1904, em Los Angeles, na Califórnia. Ao longo de toda a sua vida sempre recebeu influências orientais e ocidentais (seu pai era um poeta japonês e sua mãe era americana). Quando ainda era criança, se mudou para o Japão e passou toda a sua infância no país. Em 1918, voltou aos Estados Unidos para estudar. Depois de quatro anos, foi admitido no curso de medicina na Universidade de Columbia. Paralelamente ao curso, ele fazia aulas de escultura no Lower East Side. Porém, não demorou muito para Noguchi perceber que a medicina não era sua área e que sua paixão, de fato, estava na arte. Sendo assim, ele abandonou a Universidade de Columbia e foi estudar em Paris, devido a uma bolsa de estudos que ganhou da Fundação Guggenheim. Lá ele podia se dedicar integralmente à escultura e, principalmente, auxiliar o famoso escultor Constantin Brancusi, um dos principais nomes da vanguarda moderna.

As esculturas mais ambiciosas de Isamu Noguchi foram destinadas a espaços ao ar livre, como o Jardim da Paz (sede da Unesco) e o Jardim da Água (em Nova Iorque). Durante sua carreira, ele planejou e construiu inúmeros parques, monumentos, memoriais e áreas livres, por acreditar que a arquitetura ficava mais rica quando em sintonia com a natureza.

Todo esse trabalho fez com que Noguchi aplicasse a sua técnica em luminárias e móveis, trazendo o teor de escultura a essas peças. Ele é famoso por ter criado a mesa Cyclone para a Knoll e a luminária Akari. Dentre suas invenções no ramo mobiliário, Noguchi colaborou com a empresa Herman Miller, em 1948, quando se juntou a famosos designers (como George Nelson e Charles Eames) para fazer parte de um catálogo com as mais importantes obras do mobiliário moderno.

Em 1985, o artista fundou o seu próprio museu, o Noguchi Garden Museum, em Long Island City, reunindo suas principais obras. Morreu no ano de 1988, em Nova Iorque.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

60 Comments »

 
 

Deixe uma resposta

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>