Eero Saarinen se referia à parte inferior de mesas e cadeiras como “favela de pernas”. Foram 5 anos de pesquisas até a criação da Coleção Pedestal.
Com o apoio da equipe de designers da empresa Knoll, Saarinen desenvolveu centenas de projetos e modelos em miniatura, estudando a forma e a estrutura das peças. Encontrou várias possibilidades, mas destas, escolheu uma e testou em sua casa, antes do lançamento.
Assim surgia, em 1956, a Coleção Pedestal, com a Cadeira e a Mesa Tulipa, mais conhecidas como Mesa Saarinen e Cadeira Saarinen.
Sua forma foi inspirada em uma gota de líquido de alta viscosidade.
Sua forma orgânica é contínua e se desenvolve de maneira suave. Estrutura e tampo se fundem harmoniosamente, criando um conjunto único.
Pode ser utilizada tanto em ambientes comerciais, quanto residenciais. É perfeita para salas de jantar, copas, salas de estar e até mesmo salas de reunião.
Podemos encontrá-la nas formas redonda ou oval, e com diferentes tampos (em mármore – um clássico, em granito, em madeira, …).
Por sua forma arredondada é também indicada para pequenos ambientes, pois facilita a circulação. Além disso, o fato de não ter quinas é um detalhe que favorece a segurança, especialmente de crianças e idosos.