10 out Cadeiras e poltronas influenciam no bem-estar dos meus funcionários?
Pode parecer algo sem importância, mas oferecer cadeiras e poltronas confortáveis para seus funcionários faz com que seu desempenho seja melhor e auxilie em seu bem-estar. Se o assento for desconfortável ou incomodar, a pessoa pode perder o foco e se dispersar, pois não se sente bem, além de haver prejuízo a saúde a longo prazo.
É comum, após passar grande parte das horas do dia sentado, com isso a pessoa pode sentir dores nas costas e articulações, cansaço, mau humor e falta de disposição.
O mais indicado é que haja integração de boas condições de trabalho com as capacidades, limitações psicológicas e físicas do trabalhador e a função que ele desempenha, gerando assim, mais conforto e prazer ao trabalhar, melhoria em seu desempenho, maior rendimento e bem-estar.
Essa é uma questão tão importante, que há um regulamento na Legislação Trabalhista que indica regras de ergonomia a serem seguidas, priorizando o bem-estar dos funcionários.
Os principais pontos a serem considerados em relação ao assento, são:
· Seguir a ergonomia definida na NR-17 da Legislação;
· Os pés devem encostar no chão completamente, quando sentados;
· Os cotovelos devem ficar em um ângulo de 90 graus ao usar o computador;
· Encosto adaptado ao corpo, protegendo a região lombar;
· Encostos altos, auxiliando a sustentação do corpo, sendo ideal encostos até a altura dos ombros;
· Braços de apoio são fundamentais, principalmente para quem precisa ler o que está na tela do computador por muito tempo, evitando tendinites e bursites;
· Modelos reclináveis são bons para relaxar o corpo em momentos de pausa, aliviando a tensão dos músculos;
· Cadeiras com regulagem de altura são mais indicadas, já que cada pessoa tem uma altura diferente da outra, assim, cada um pode ajusta-la de acordo com sua necessidade.
A MCAD é uma empresa especializada em mobiliário completo para escritório e tem ampla experiência no setor. Se interessou pelos produtos? Entre em contato conosco.