22 dez Como Aplicar Ergonomia Organizacional No Seu Escritório
A ergonomia organizacional é fundamental para a saúde e segurança do colaborador. Mas, para isso acontecer, é fundamental entender como ela pode ser aplicada no seu escritório.
Para isso, listamos algumas dicas de como introduzir essa técnica no seu ambiente de trabalho, fazendo com que você e sua equipe sejam mais produtivos.
O que é ergonomia organizacional?
A ergonomia organizacional é um estudo científico que tem como objetivo a interação física entre as pessoas e o local onde trabalham de forma a adaptar as tarefas e recursos das mesmas ao colaborador.
Como seu próprio nome já diz, o termo ergonomia vem do grego “ergon”, que significa trabalho, e “enomos”, que quer dizer leis ou normas.
Além da ergonomia organizacional, existem mais dois conceitos, considerando fatores físicos e cognitivos que se caracterizam como um risco para a saúde física e mental das pessoas. São eles:
- ergonomia cognitiva: se trata de processos mentais, como raciocínio e memória, impactando diretamente na realização das funções, como na tomada de decisões, por exemplo;
- ergonomia física: relacionado às atividades físicas executadas, como postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, entre outros.
Quais são os benefícios da ergonomia organizacional?
Quando essa condição é inserida da maneira correta e efetiva no seu escritório, ocorrem diversas transformações positivas, tanto no espaço físico em si quanto nas pessoas que estão naquele ambiente de trabalho. Veja abaixo quais são esses benefícios:
- aumento da produtividade;
- melhora na imagem da empresa;
- resolução de conflitos;
- prevenção dos acidentes e riscos à saúde;
- qualidade de vida no ambiente empresarial;
- clima organizacional favorável;
- redução do número de atrasos e faltas;
- reconhecimento do seu público.
Ergonomia Organizacional — Como aplicá-la?
Com base em estudos, foi constatado que o design do local de trabalho possui uma influência sobre a performance dos trabalhadores, aumentando a produtividade em até 16% e a satisfação no trabalho em 9%.
Além disso, as empresas que pensam na melhora da saúde e contribuem para o bem-estar dos trabalhadores são até 235% mais eficientes.Pensando nisso, listamos algumas dicas de como aplicar essas técnicas no seu escritório.
A altura ideal da mesa
É necessário que a mesa do escritório permita que o colaborador digite no teclado com os braços e mãos paralelos ao solo, seus pés retos no chão e suas pernas se encaixando confortavelmente embaixo da mesa.
De acordo com a média de altura da população brasileira, a mesa de escritório deverá ter entre 73 e 75 cm, tanto para homens, quanto para mulheres.
Cadeiras ergonômicas
Os assentos são uma das partes da mobília mais importante do seu escritório, especialmente se você fica sentado por muito tempo. Para identificar qual a cadeira que mais se encaixa no conceito ergonômico, veja as especificações abaixo:
- suporte de lombar;
- profundidade do assento com três ou quatro dedos de distância entre suas pernas e o fim do assento;
- altura de maneira que os pés fiquem retos e apoiados ao chão;
- inclinação de 135 graus;
- descanso de braço.
Posicionamento do monitor
A maneira como o monitor é posicionado também é muito importante. Com isso, é essencial que ele esteja de 50 a 100 cm afastados dos olhos, não inclinado mais do que 10 a 20 graus e regulado com o posicionamento no mesmo nível ou abaixo dos olhos.
Postura correta
É indispensável que todos os colaboradores pratiquem a postura correta, seja em pé ou sentados, utilizando móveis ergonômicos ou não.
Fazer pausas frequentes, se mover e se espreguiçar são as melhores coisas para fazer, se mantendo saudável e mais ativo durante o dia.
Gostou das dicas? Na Mcad Offices você encontra os melhores projetos para deixar o seu escritório ainda mais bonito e funcional para o dia a dia. Acesse nosso site e saiba mais.