Como montar uma recepção encantadora e funcional

Você já parou para pensar em quantos ambientes uma empresa pode ter? Aquele ideal para um cafézinho, a área de produção, os espaços privativos, como vestiários, e a sala de reuniões, fundamental para fechar negócios. Cada um deles precisa ser o mais funcional possível, otimizando a rotina de trabalho e gerando conforto aos colaboradores.

Mas não estamos esquecendo de um outro ambiente de suma importância?! A recepção.

Além do público interno, existe outro nicho que também é preciso encantar: os seus visitantes. Eles podem ser seus clientes, seus parceiros ou seus fornecedores. O foco é sempre causar bem-estar. Uma recepção atrativa e estrategicamente pensada é fundamental para alcançar esse objetivo.

Afinal, o ditado já diz: a primeira impressão é a que fica.

Mobiliário

Um dos primeiros elementos que você deve pensar para compor a sua recepção são os móveis. Eles possibilitam impactar positivamente e despertam sentimentos só por conta do seu design.

Além de elemento decorativo, eles transmitem sensações físicas, ou seja, tem como característica gerar acolhimento e demonstrar o seu empenho em receber aquela pessoa.

O importante é sempre se imaginar no lugar do visitante. Quanto tempo ele passará naquele ambiente? Caso o tempo de espera seja um pouco longo, como em consultórios médicos, por exemplo, apostar em um sofá pode ser uma boa saída.

Os pacientes ficarão bem acomodados e a tensão da espera será aliviada.

Já as longarinas otimizam o aproveitamento do espaço, mas podem causar uma certa impessoalidade.

Aqui o diferencial é a personalização e a forma como irá distribuí-las pela recepção. Em fileiras, encostada nas paredes ou uma virada de frente para a outra. Tudo vai depender da sua intenção.

Outro elemento essencial é a bancada de atendimento. Ela será o foco total da sua sala. Ali que as pessoas irão direcionar o primeiro olhar e irão se dirigir. Personalize com o seu logo, invista em design e envolva os visitantes.

Vale lembrar que a escolha e organização do mobiliário será responsável pela interação humana naquele espaço. Portanto, nunca se esqueça das variáveis estruturais que podem influenciar nas sensações físicas e psicológicas.

Conectividade

Quando pensamos na recepção de uma empresa, puffs e poltronas são quase uma obrigatoriedade. Mas você pode ir além.

O mundo corporativo não para, ainda mais depois da chegada da internet. Então o tempo precisa ser otimizado sempre. Que tal proporcionar essa conexão tão necessária aos seus visitantes?!

Tomadas, wifi e pequenas mesas podem ser bastante úteis. Esses elementos permitem a utilização de notebooks, celulares e outros equipamentos para o trabalho de quem está aguardando.

Como já dissemos aqui, o importante é sempre pensar no seu público e a melhor forma de acomodá-lo. Não existe regra, afinal cada empresa tem seu investimento, espaço físico e público externo específico, mas nunca se esqueça do conforto.

Design

Além do mobiliário que irá acomodar as pessoas, aposte em decoração. Os detalhes são os responsáveis por transmitir a sua personalidade ou a cultura organizacional da empresa no ambiente, então não deixe-os de lado.

Um belo aparador, quadros, iluminação direcionada e poltronas mais descontraídas criam um ambiente mais acolhedor e charmoso.

O segredo é o equilíbrio. Não tenha medo de ousar em elementos pontuais, mas pondere isso com objetos mais sóbrios.

Não existe um tutorial de como montar a melhor recepção do mundo, mas fatores como conforto, autenticidade e funcionalidade devem ser levados em conta. Analise o seu espaço, o que sua empresa prega e passe a encantar seus clientes e parceiros desde a porta de entrada.