Como e por que criar uma boa recepção

Um ditado popular diz que “a primeira impressão é a que fica”. Bem, não podemos dizer se isso é realmente verdade, mas, o que sabemos, é que uma empresa não pode deixar seus clientes e parceiros pensarem o pior dela. Por isso, além de um bom atendimento, de um serviço ou produto de qualidade, uma boa recepção é primordial para causar essa primeira sensação de bem-estar e acolhimento.

E essa boa recepção que estamos falando é o espaço físico propriamente dito. É ali que seus visitantes terão o primeiro contato com sua marca e tirarão conclusões sobre como serão tratados a partir daquele momento. Para te ajudar a encantar e despertar as melhores sensações nas pessoas, vamos te dar algumas dicas do que uma boa recepção precisa ter.

Calcule

Sim, você vai precisar parar e medir o seu espaço. Só confiar no seu olho não vai adiantar.

Não tem nada pior do que chegar em um ambiente com mais coisas do que ele comporta. Além de ficar esteticamente feio e poluído, isso afeta a circulação dos visitantes e prejudica o atendimento.

Caso já existem outros móveis na sua recepção, também tire suas medidas. É importante considerar cada detalhes para que o conjunto da obra seja o mais harmonioso possível.

Uma boa dica aqui é desenhar uma planta simples imaginando onde cada coisa irá ficar. Isso vai facilitar a hora de dispor os móveis no ambiente e os riscos de obter uma recepção com aspecto de entulhada são menores.

Deu match

Após conhecer cada medida do seu espaço físico e entender o que ele realmente comporta, o próximo passo é pensar nas melhores opções de móveis corporativos para uma recepção.

Talvez o balcão de atendimento tenha sido a primeira coisa que veio à sua mente. Isso é normal e ele é de fato importante, mas, tratando-se de uma recepção, um outro elemento é igualmente essencial: os assentos.

Engana-se quem acha que basta comprar algumas poltronas e pronto, está resolvida essa questão. Nós, da MCad Offices, gostamos de otimizar todo o fluxo dos clientes dos nossos clientes. Então, vamos pensar além…

Existem diversas possibilidades de móveis de espera, como sofás, poltronas e longarinas. E cada uma é ideal para um tipo de empresa e atendimento. Vamos à elas.

Sofás

Eles podem ser lindos, majestosos e extremamente confortáveis… mas são grandes. Por isso, na hora de considerar esse tipo de móvel na sua recepção, tenha certeza de que haverá espaço suficiente para que as pessoas possam circular de forma agradável.

Além disso, sofás não comportam muitas pessoas. Caso a empresa tenha um grande fluxo de visitantes e exija um tempo de espera, talvez essa não seja a melhor opção, ou então será preciso mais de um sofá para que todos fiquem confortáveis e sentados.

Poltronas

As poltronas são ótimas para causar um impacto visual positivo. Em sua maioria, possuem um design agradável e são símbolo de sofisticação. Em uma recepção, são ideais para compor o ambiente com um toque de personalidade.

Mas, vale lembrar que também ocupam um certo espaço e, por isso, podem não ser indicadas para uma empresa onde o fluxo de visitantes seja muito grande com um espaço físico reduzido.

Longarinas

Por serem pensadas para ambientes com um grande fluxo de pessoas, alguns podem considerar as longarinas um tanto quanto impessoal, bem naquele estilo “retire aqui sua senha”. Porém, isso não precisa ser uma verdade para a sua empresa.

Esse tipo de móveis também é personalizável em vários sentidos. É possível escolher a cor, o estofado (ou a ausência dele), o tipo de material, além de a forma como será disposta no ambiente.

Elas são sinônimo de organização e otimização de espaço, proporcionando uma sensação aos visitantes de responsabilidade e empenho em atender bem por parte da empresa.

Detalhes são tudo

Bom, você já tem ideia do que cabe na sua recepção e qual a melhor opção de mobiliário para atender a demanda do seu escritório, mas já pensou nas cores, texturas e como harmonizar tudo que terá no espaço?

Para essa fase de decisão, considere, primeiramente, qual é o estilo da sua empresa. Vamos imaginar três cenários:

Recepção para escritório de advocacia

Naturalmente esse é um ambiente que requer mais seriedade. Pessoas andam pra lá e pra cá de terno, saltos finos e sapatos sociais. Logo, os móveis corporativos também seguem uma linha mais sóbrio, com cortes retos, sofisticados e puxados para os tons escuros e terrosos.

Entretanto, não tenha medo de apostar em pontos focais de cor. Uma textura mais chamativa ou uma cor mais vibrante pode fazer toda a diferença e trazer um toque de personalidade ao espaço, se aplicado a uma poltrona, por exemplo.

Recepção para agência de publicidade

Aqui a vibe já é mais descolada, com bastante cores, colaboradores jovens e cheios de ideia. Portanto, por que não refletir isso também na hora de decorar a empresa?!

O segredo para não ficar ‘too much’ é saber como combinar cada elemento na hora de compor o conceito do espaço. Sofás, poltronas e outros tipos de móveis colaborativos são ótimas opções para deixar sua recepção mais funcional e, até mesmo, deixar seus visitantes sempre conectados.

Alguns móveis colaborativos trazem essa proposta de conectividade.

Recepção para consultório médico

Ir ao médico nem sempre é uma experiência bacana. Por isso, deixar os pacientes o mais confortável possível é uma ótima saída para recebê-los bem enquanto esperam a consulta.

Ah, e nada do branco clichê. Um consultório médico pode sim ter cor, personalidade e conforto. Aqui, como o fluxo de pessoas costuma ser grande e constante, longarinas personalizadas ajudam a otimizar o espaço e compor um ambiente funcional e alegre.

A grande dica é: aposte na cor. Tons pastéis são agradáveis e causam sensação de acolhimento nas pessoas.

E essa é a grande chave do sucesso de uma recepção: o acolhimento. Causar boa impressão e sensações agradáveis devem sim estar entre suas prioridades na hora de pensar na sua recepção.

Não deixe nenhum detalhe de lado, nem os tipos de móveis corporativos, nem as cores e muito menos as funcionalidade e possibilidades de personalização para o seu espaço.

A fidelização do seu cliente começa já começa quando ele entra pela sua porta.