18 jun Tendência de Mercado: Neuroarquitetura
Com o objetivo de aumentar a produtividade e a satisfação dos colaboradores, muitas empresas saem na frente buscando soluções para atingir seus objetivos e consequentemente aumentar a retenção de seus funcionários e lucratividade de seus negócios.
O grande desafio é ter qualidade, agilidade no atendimento e eficiência sem transferir ao colaborador essa pressão. Ai que entra a neuroarquitetura, onde seus conceitos aplicados corretamente atuam de forma direta através de uma simples configuração de seu ambiente de trabalho. Otimize, retenha e melhore a qualidade de vida de seus funcionários através da neuroarquitetura.
O que é Neuroarquitetura?
Um conceito que utiliza pesquisas científicas para comprovar como o cérebro reage a estímulos ambientais e às características do espaço físico para projetar locais e alterá-los, causando um impacto positivo na satisfação e qualidade de vida das pessoas.
Especificamente no caso da neuroarquitetura corporativa, trata-se da aplicação desse conceito no ambientes de trabalho18. Seu intuito é contribuir para o bem-estar dos colaboradores, minimizar fatores de estresse, evitando afastamento de seus colaboradores e consequentemente aumentando sua produtividade.
A neuroarquitetura ainda fornece uma base para a criação de ambientes estimulantes que impulsionam a neuroplasticidade. Em miúdos significa que o cérebro dos colaboradores se tornam mais versáteis e adaptáveis promovendo soluções mais eficazes para os desafios diários de seu dia a dia, no ambiente de trabalho.
Aplique a neuroarquitetura no ambiente de trabalho e tenha mais resultados:
Motivação e saúde dos trabalhadores
Um ambiente harmônico com cores e texturas adequadas sofrem grande influência na motivação de funcionários. Ambientes mal arrumados, não projetados, escuros, desestimulam os colaboradores deixando-os mais desmotivados. Com a pressão do dia a dia estes ambientes tendem a agravar quadros de estresse e ansiedade.
Melhoria na performance
Estímulos no ambiente de trabalho tiram várias áreas do cérebro de sua zona de conforto, tornando os colaboradores mais criativos para melhoria dos processos.
Integração e cooperação
A tendência hoje de mercado são as plataformas de trabalho onde a comunicação se torna mais fácil bem como as relações interpessoais. A criação de espaços colaborativos também é importante para dar uma pausa e um novo fôlego para enfrentar com mais suavidade os desafios que vem pela frente.