
18 abr Erros de Decoração — O Que Evitar Colocar Em Seu Escritório
Planejar um ambiente de trabalho, a composição do estilo do local, a disposição de objetos e equipamentos para uma melhor produtividade, harmonia e utilidade, não são tarefas tão simples assim. Não basta apenas fazer de qualquer jeito. Se você quer um escritório moderno e funcional, cuidado para não cometer alguns erros de decoração!
Pode parecer uma preocupação secundária, mas a verdade é que o colaborador é muito impactado pelo ambiente de trabalho em que se encontra. Pensar na neuroarquitetura corporativa é fundamental para ter melhores resultados e um bom clima organizacional.
Continue lendo para saber mais!
Quais são os principais erros de decoração em escritórios?
Na hora de decorar, é muito importante saber, primeiro, o que você deve evitar em um projeto. Isso porque alguns erros de decoração para escritório acontecem porque alguns fatores básicos são ignorados, como: cores que favoreçam o ambiente, móveis e objetos funcionais.
A consequência disso é que a qualidade na jornada de trabalho, a concentração e o desempenho dos colaboradores pode ser afetada negativamente.
Por exemplo: imagine que o escritório onde você trabalha tem cadeiras muito desconfortáveis, os computadores ficam longe demais das impressoras ou telefones, a cor das paredes é muito escura e a iluminação do local é precária? Com certeza isso atrapalharia o seu desempenho.
Portanto, atualmente, a visão dos empreendedores têm focado na comodidade, no conforto e na estética de seus ambientes de trabalho, para assim, proporcionar um local adequado para os colaboradores. Isso ajudará a trazer mais motivação e produtividade para a equipe.
Mas quais são esses erros de decoração que você precisa evitar? Leia os quatro principais abaixo!
1. Muitos objetos amontoados
Um dos primeiros erros de decoração que as pessoas cometem é colocar muitos itens decorativos no mesmo espaço. Se o local já é pequeno, isso atrapalha mais ainda. E, mesmo que o cômodo seja amplo, ao inserir diversos objetos isso trará a impressão de um ambiente amontoado e reduzido.
Portanto, evite colocar à mostra todos os itens que compra em promoções ou até mesmo os presentes decorativos de clientes ou colaboradores. Armazene aqueles que não combinarem com a decoração em algum local específico para isso.
Afinal, um ambiente de trabalho precisa ter um aspecto profissional e limpo. Não adianta colocar vários quadros na parede que não vão agregar ao conceito, pois, em excesso, eles podem desviar a atenção dos funcionários e virar poluição visual.
Ao colocar objetos no seu escritório (ou no projeto arquitetônico de algum cliente), considere que:
- os objetos não podem atrapalhar a visualização das pessoas;
- os itens também não devem impedir a livre circulação do local,
- as peças precisam tornar o espaço mais aconchegante, sofisticado, elegante ou despojado (dependendo de qual for o objetivo).
2. Móveis muito grandes para o espaço disponível
O próximo erro de decoração está ligado ao anterior. A diferença é que, nesse quesito, o problema está em não medir o espaço do ambiente antes de comprar o mobiliário. Além de ficar desproporcional, muitas vezes o tamanho nem cabe mesmo, gerando um desperdício na compra do móvel ou gastos com ajustes na peça.
Sempre consulte todas as medidas dos objetos e móveis que for usar e confirme com o espaço disponível no escritório.
3. Iluminação precária
A iluminação, como citamos antes, é um dos fatores que mais geram erros de decoração. Esse é um problema muito comum tanto em escritórios quanto em outros projetos de arquitetura comercial e residencial.
Ter uma boa quantidade de luz natural e artificial dentro do seu ambiente de trabalho é fundamental. Ele não deve ficar nem muito claro nem muito escuro. Encontre o equilíbrio perfeito, para que fique o mais confortável possível para não prejudicar a visão da equipe e dos clientes a longo prazo.
Dependendo também de qual atividade sua organização ofereça, a iluminação é extremamente necessária, como avaliação de documentos, recepção e salas de espera de clínicas e consultórios, entre outros.
4. Objetos pouco funcionais
Objetos decorativos são muito importantes, claro. Mas é imprescindível pensar também na funcionalidade deles. Por exemplo, escolha incluir objetos e móveis com alguma utilidade como:
- sofás e poltronas;
- puffs;
- bebedouros;
- cafeteiras nos espaços de convivência/descanso;
- televisões;
- gaveteiros;
- lockers;
- ar condicionado;
- entre outros itens.
Claro que deve ser analisado quais são as necessidades de cada empresa. Caso um escritório seja mais moderno e a maior parte dos documentos sejam digitais, não há tanta necessidade assim de colocar vários armários e arquivos.
Agora que você já sabe sobre os principais erros de decoração que as empresas cometem, fica mais fácil para você acertar no seu projeto!
Continue lendo o blog e confira mais dicas de como decorar o seu projeto corporativo!