28 fev Neuroarquitetura Corporativa — O que é e Como Aplicar Esse Conceito?
A neuroarquitetura corporativa visa criar escritórios que sejam mais estimulantes do que um simples cubículo comum, sem vida. O objetivo é transformar o ambiente em um lugar mais agradável, aumentando a produtividade e o conforto dos colaboradores, desenvolvendo espaços que atendam às suas necessidades psicológicas e físicas.
Afinal, como as pessoas vão se sentir motivadas se ficam em um local sem uma boa iluminação, com poucas janelas e que não estimulam a criatividade?
Continue a leitura para entender melhor sobre o tema e como aplicar esse conceito no seu ambiente de trabalho.
O que é neuroarquitetura corporativa?
A neuroarquitetura corporativa é designada para criar espaços mais humanizados e estimulantes, promovendo o conforto, a segurança e a motivação para produzir mais.
A humanização desses espaços é feita por meio de visões únicas que potencializam os gatilhos mentais. Ou seja, induz o bem-estar das pessoas por meio do aumento das atividades cerebrais, inconscientemente gerando mais comportamentos positivos.
Então, para resumir: a neuroarquitetura corporativa traz diversas soluções para potencializar a produtividade dos colaboradores, o bem-estar e o engajamento da equipe, incentivada pelo ambiente ao seu redor.
Como aplicar a neuroarquitetura corporativa?
A neuroarquitetura corporativa é realizada com base em alguns sentidos como o olfato, a visão, o tato, a audição, entre outros pontos. Veja a seguir as principais características desse conceito e como você pode aplicar em seu escritório.
1. Acústica
É importante levar em consideração a parte sonora de um ambiente, pois de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 15 da CLT, que apresenta uma lista dos limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente que o trabalhador pode ficar exposto, o nível máximo permitido para 8 horas de trabalho é de 85 dB.
Quando há um excesso de ruído, isso prejudica a saúde do colaborador, influencia a queda na produtividade, induz o aumento de mudanças negativas de humor e torna a pessoa mais propensa a erros. Por isso, controlar a acústica do ambiente é um fator fundamental, podendo ser feito com revestimentos específicos e pisos acústicos.
2. Cores
A psicologia das cores é utilizada em diversas situações, por exemplo, para o desenvolvimento de uma logomarca, de campanhas publicitárias e também de um projeto arquitetônico.
Portanto, se existem cores, como o amarelo e o vermelho, que estimulam a fome, provavelmente o uso delas pode ser incorporado em restaurantes.
O mesmo é válido para um escritório. Se o objetivo da sua empresa é ter um ambiente confortável, que inspire criatividade, confiança, segurança, inovação, seriedade, tranquilidade… escolher cores que instiguem esses sentimentos é um bom começo.
3. Iluminação Artificial
O escritório também precisa se atentar para a temperatura da luz a ser utilizada em cada ambiente. As lâmpadas quentes (amarelas) trazem a sensação de tranquilidade e aconchego, enquanto luzes frias (brancas) deixam as pessoas em estado de alerta. Escolha o tipo de iluminação conforme o objetivo do ambiente.
4. Iluminação Natural
A iluminação do sol é muito importante para o cérebro e o corpo humano, principalmente por conta da produção de vitamina D, além de ajudar a melhorar o humor. A falta de luz solar é um problema, pois pode gerar problemas sérios, como depressão e transtorno de ansiedade. Portanto, não deixe de criar espaços com boa iluminação natural.
5. Interação
Os projetos arquitetônicos corporativos estão incluindo cada vez mais ambientes de descompressão ou espaços colaborativos para estimular a interação e a movimentação das pessoas. Isso contribui para a melhora da saúde dos colaboradores, pois estimula a oxigenação dos músculos e do cérebro, assim como o aumento do nível de engajamento e criatividade.
Estes locais são pensados para promover um tempo de relaxamento para o funcionário, para ele aproveitar sua pausa no trabalho e descansar, o que faz ele se sentir mais valorizado e com a energia renovada.
6. Olfato
Os odores muito fortes também podem alterar a produtividade do colaborador e seu bem-estar, por isso o recomendável é tornar o ambiente de trabalho mais neutro possível em relação ao olfato, mantendo uma boa ventilação.
7. Privacidade
Ter um espaço com privacidade é essencial para situações como ligações, treinamentos e videoconferências. Nesse sentido, o espaço de trabalho precisa ter o tamanho adequado para evitar a claustrofobia e a ansiedade. Os biombos para escritório são ótimos exemplos que ajudam a criar espaços mais privativos.
Agora fica mais fácil de entender porque aplicar os recursos de neuroarquitetura corporativa é tão importante. Esses fatores vão garantir a longevidade da sua empresa, pois você estará investindo no bem-estar das pessoas que trabalham nos ambientes, que são os verdadeiros responsáveis pelo crescimento da organização.
Esses conceitos, se aplicados corretamente, vão trazer mais conforto e satisfação para o colaborador, além de aumentar a sua produtividade. Consequentemente, os resultados serão melhores.
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