26 maio Como Desenvolver Um Projeto de Interiores em Ambientes Corporativos?
Um projeto de interiores corporativo desenvolve ambientes internos de empresas considerando tanto a decoração e estética, quanto a cultura da empresa, a funcionalidade dos espaços e a qualidade de vida dos colaboradores.
Continue lendo para saber mais.
Como desenvolver um projeto de interiores corporativo?
Para desenvolver um projeto de interiores, o profissional deve captar todas as informações que são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. São vários pontos de atenção, como a definição do cronograma, o controle do orçamento, a escolha de fornecedores e execução do projeto em si.
Veja a seguir mais detalhes de como o processo funciona:
Briefing
O briefing de arquitetura é um documento fundamental para qualquer projeto de interiores. Ele é feito a partir da reunião inicial com o cliente e contém as principais informações sobre demandas e necessidades dele. Assim, com essas informações em mãos, o profissional as utiliza para criar soluções práticas para a decoração e desenvolvimento do ambiente.
Nesta fase do projeto, o arquiteto pode analisar também:
- o local de trabalho atual (antes da reforma) para obter informações técnicas, como as medições;
- fazer uma pesquisa com os colaboradores para compreender a dinâmica da empresa, a rotina e o comportamento das pessoas.
Quanto mais completo e detalhado for o briefing, maiores são as chances do arquiteto desenvolver um projeto que será totalmente alinhado ao que o cliente deseja.
Fornecedores
Apresente o pré-projeto para o cliente com o escopo inicial de tudo o que pretende fazer, assim como os principais fornecedores dos itens necessários para compor o ambiente.
No caso de um projeto corporativo, é essencial escolher uma empresa que forneça mobiliário específico para o setor, como a Mcad Offices. Os móveis para escritório da Mcad são de alto padrão de qualidade, ideais para o uso diário e intenso das organizações.
Escolher os materiais é uma tarefa que precisa ser feita com muita atenção. Não escolha somente pela beleza ou preço. Leve em consideração pontos de cabeamentos, funcionalidade e ergonomia também.
Layout funcional
Como foi citado, a funcionalidade é imprescindível para projetos de interiores corporativos. Portanto, é preciso entender as necessidades de cada ambiente, por exemplo: os colaboradores vão trabalhar em grupo ou individualmente? O local precisa priorizar a concentração, foco e privacidade, ou a interação, conversas e debates entre a equipe?
Dependendo da situação diferentes ações devem ser tomadas.
No primeiro cenário, o projeto precisaria de cuidados na parte acústica e isolamento de ambientes. Provavelmente seriam usados biombos e divisórias para maior atenção e foco dos funcionários. Na outra situação, é possível desenvolver salas mais amplas e abertas que facilitam a comunicação dos colaboradores.
Em ambos os casos, porém, é necessário colocar os móveis de forma calculada e estratégica para facilitar a locomoção das pessoas. Elas podem até ser pensadas para se tornarem áreas de lazer ou de descanso nos intervalos, melhorando o bem-estar dos profissionais.
Iluminação
Outro fator que não deve ser desconsiderado é o dia a dia dos funcionários e quais equipamentos mais utilizam. Por exemplo, em escritórios, o uso de computadores é quase constante. Por isso, é vital planejar o ambiente cuidando da luminosidade.
Isso porque locais muito claros, com a luz do dia incidindo diretamente nos monitores, podem atrapalhar o trabalho e acarretar perda de produtividade. Por outro lado, salas escuras também podem causar transtornos, cansando mais os olhos dos profissionais.
Portanto, é essencial buscar o equilíbrio na luminosidade conforme as atividades diárias dos profissionais exigem. Para isso, invista em persianas, cortinas ou outros materiais.
Softwares de arquitetura
Com a ajuda dos softwares de arquitetura, os profissionais conseguem elaborar os projetos com mais facilidade. Isso permite realizar a apresentação para o cliente com mais qualidade, com toda a documentação técnica e parte visual.
Essas ferramentas evitam os imprevistos e erros que geralmente podem causar atrasos na conclusão do projeto. Dessa forma, com tudo certo e dentro do cronograma, a aprovação do cliente é mais garantida, assim como o sucesso do trabalho.
Confira as diversas opções de móveis para escritório no site da Mcad e monte um ambiente com os melhores mobiliários do mercado!